EMHA

Cerimónia da Bata Branca marca o início dos estágios clínicos dos estudantes de Medicina da UA

Os estudantes do 1.º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade de Aveiro (UA) participaram, no passado dia 10 de outubro, na Cerimónia da Bata Branca, um momento simbólico que assinala o início dos seus estágios em contexto clínico. De recordar que o curso envolve orientação tutorial clínica em 3 Unidades Locaisde Saúde (ULS) parceiras do Centro Académico Clínico EMHA: ULS da Região de Aveiro, ULS Entre Douro e Vouga e ULS de Gaia e Espinho.

O evento decorreu no auditório do Departamento de Ciências Médicas da UA e contou com a presença de familiares, que encheram a sala de orgulho e esperança na futura geração de médicos.

Francisco Amado, diretor do Departamento de Ciências Médicas, destacou que se trata de “uma cerimónia simples, mas que representa um momento especial, do ponto de vista ético e social”. Sublinhou que a entrega da bata branca representa valores essenciais como o altruísmo, a humildade e o humanismo, que devem acompanhar os estudantes ao longo da sua prática clínica — tal como o sorriso, elemento indispensável na humanização dos cuidados de saúde.

Firmino Machado, diretor do Mestrado Integrado em Medicina, reforçou o simbolismo da bata como expressão de respeito e confiança. Dirigiu aos estudantes quatro mensagens-chave:

-Humildade para aprender com tutores e doentes;

-Curiosidade para questionar e explorar;

-Não maleficência, colocando sempre o utente em primeiro lugar e aceitando que o processo de aquisição de autonomia do estudante é gradual

-Respeito pelos mestres, valorizando o trabalho em equipa como base da prática médica.

José Pedro Antunes, Coordenador dos Estágios Clínicos em Contexto de Medicina Geral e Familiar, partilhou a sua emoção com o momento, sublinhando que mais do que formar médicos, “estamos a formar pessoas”.

A cerimónia prosseguiu com a entrega individual das batas pelos docentes, em pequenos grupos, seguida do juramento coletivo, uma fotografia de grupo e um breve momento de convívio.

O EMHA deseja que estes novos estudantes aprendam com dedicação, respeitem os doentes e honrem diariamente o simbolismo da bata branca.

Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site. Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.