EMHA

EMHA Comunica+

Decorreu no dia 27 de novembro, na Universidade de Aveiro, o evento EMHA Comunica+, com o objetivo de promover o envolvimento do utente do SNS e da comunidade na Investigação realizada pelo EMHA. O evento reuniu Investigadores das 5 instituições parceiras do EMHA e várias Associações de Doentes.

A sessão de abertura contou com a presença de Margarida França, Presidente do Conselho de Administração da ULSRA e Artur Silva, Presidente do EMHA e Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, que apresentou o EMHA à comunidade. As linhas de investigação e atividades do EMHA  foram abordadas por Firmino Machado, Vice-Presidente do EMHA e Diretor do Curso de Medicina da UA. Deram ainda o seu testemunho sobre a importância do envolvimento dos doentes na investigação Andreia Capela, médica oncologista (ULSGE) e diretora da AICSO, realçando a perspetiva de uma associação científica, e Sofia Viamonte, médica fisiatra e diretora do Centro de Reabilitação do Norte (ULSGE) e coordenadora do programa Oncomove da AICSO, reforçando a perspetiva do investigador. Após esta sessão introdutória, o evento centrou-se em 5 sessões temáticas dinamizadas de acordo com as áreas prioritárias de investigação do EMHA:

  • Doenças cardiovasculares e respiratórias
  • Doenças do músculo e osso
  • Infeção e Resistência
  • Neurociências

Nestes grupos de trabalho, as Associações de Doentes tiveram oportunidade de partilhar as suas preocupações e necessidades com os Investigadores, no sentido de encontrar sinergias entre ambos. Este foi o primeiro passo no sentido de promover uma maior aproximação e colaboração entre investigadores e a comunidade, colocando o doente no centro da investigação. Novas iniciativas surgirão a partir deste encontro.

Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site. Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.